More projects

História da São Paulo Fashion Week

Moda verde e amarela

O maior evento de moda do Brasil está prestes a completar 20 anos. Em 2015, a São Paulo Fashion Week vai assoprar as velinhas e celebrar uma história que merece ser contada para todos os brasileiros.

Isso porque a SPFW não só movimenta toda a indústria fashion no Brasil, como também serve de inspiração para semanas de moda internacionais. Inovação é a palavra de ordem desse evento que toma proporções cada vez maiores e faz o Brasil todo ficar orgulhoso de ser também uma referência em moda. A Stylight não poderia deixar de fazer uma homenagem para a São Paulo Fashion Week. Confira o nosso infográfico com os melhores momentos e as curiosidades mais interessantes sobre o evento.

[unex_ce_button id="column_content_53nm1l5pj" button_text_color="#ffffff" button_font="bold" button_font_size="15px" button_width="auto" button_alignment="center" button_text_spacing="2px" button_bg_color="#008799" button_padding="15px 60px 15px 60px" button_border_width="0" button_border_color="#008799" button_border_radius="0" button_text_hover_color="#ffffff" button_text_spacing_hover="2px" button_bg_hover_color="#000000" button_border_hover_color="#000000" button_link="http://love.stylight.com.br/wp-content/uploads/sites/32/2015/09/Infográfico-São-Paulo-Fashion-Week.jpg" button_link_type="download" button_link_target="_self" has_container="" in_column="1"]Faça o download[/ce_button]

Como tudo começou...

Quando se fala em SPFW, o nome de Paulo Borges não pode ser deixado de lado. Ele é o responsável por fazer o evento tomar as proporções que tomou. Mas você sabia que ele não é formado em moda e não tinha uma conexão sequer com esse mundo tão fascinante até a juventude? Assista o vídeo abaixo, onde Paulo conta que adorava ver casamentos quando era criança, mas que nunca se interessou por moda até o momento em que ajudou um amigo a promover um desfile para sua loja.

Paulo Borges foi entrou definitivamente para o mundo fashion depois que conheceu Regina Guerreiro, a editora da Vogue Brasil na época. Depois de ter trabalhado como seu assistente, Paulo resolveu investir em um evento para mostrar o trabalho de jovens estilistas que eram até então desconhecidos. Foi assim que nasceu a Phytoervas Fashion, produzido em parceria Cristiana Arcangeli, da marca Phytoervas.

Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues… É claro que você conhece esses nomes, certo? São apenas alguns dos estilistas brasileiros que foram lançados durante o Phytoervas Fashion. O Morumbi Fashion, que veio um pouquinho depois, ajudou a consagrar o nome desses profissionais também em âmbito internacional. Produzido também por Paulo Borges, o evento foi o antecessor da SPFW no formato como conhecemos hoje.

Paulo Borges conta como foi a criação da SPFW

20 anos de grandes momentos

A cada edição, uma nova surpresa. Ou os desfiles concorrem em lugares bem inusitados – como o da grife Neon, que foi realizado em volta de uma piscina em 2011 – ou o próprio desfile se transforma em um show à parte, como Fause Haten fez, em 2014, ao montar as modelos ao vivo na frente dos convidados.

A São Paulo Fashion Week tem muita história para contar ao longo dos últimos 20 anos. Desde o momento em que Paulo Borges tomou a iniciativa de montar o Morumbi Fashion, até a edição número 38 da SPFW, que acontece entre os dias 3 e 7 de Novembro de 2014, a semana de moda mais importante do Brasil amadureceu e se tornou referencia dentro e fora do país.