More projects

Oktoberfest
Guia de iniciantes

Um guia de iniciantes para a Oktoberfest

 

Sair por aí de salto alto andando em um terreno de 25 hectares não deve ser muito confortável, não é mesmo? Bem, caso você esteja pensando em visitar a Oktoberfest 2016, essa seria a nossa primeira dica do que não fazer por lá. A maior festa popular do mundo é realmente grande em todos os sentidos. 5,9 milhões de visitantes (no ano de 2015), 13000 pessoas trabalhando no evento, 106 mil lugares para sentar e 14 tendas gigantes das cervejarias de Munique. A Oktoberfest de Munique acontece no parque Theresienwiese, localizado no centro da cidade. Como somos uma empresa sediada na capital da Bavária, nada mais natural do que compartilhar um pouco da nossa expertise a respeito de um dos maiores eventos do mundo (e que nós pessoalmente visitamos sempre). Prepare o seu traje e confira nossas dicas de estilo e gastronomia.

Moda bávara

A Oktoberfest é mais do que um festival de cerveja: é uma festa que celebra as raízes da cultura da Baviera. E se você quiser ganhar o respeito de um dos locais, vista-se como eles. As mulheres utilizam uma roupa chamada Dirndl, o famoso vestido de camponesa com um decote um tanto generoso e a blusa branca por baixo, além de um avental bordado. Esses vestidos romanticos valorizam o busto, afina a cintura e é super feminino. O que você precisa saber é que existe um jeito certo de usar e, mais importante: um jeito super errado de usar. No nosso infográfico, você também encontra dicas para as calças de couro que os homens usam na Oktoberfest. Mas antes de ser fashion, não se esqueça de ser saudável: Comer bem é essencial antes de encarar uma maratona cervejeira. 

Trabalhar no evento

Imagine-se tendo que carregar 12 (ou mais) canecos de vidro com um litro de cerveja dentro em uma tenda abafada, cheia de gente bêbada para todos os lados cantando e dançando as mesmas músicas repetidas vezes. E isso por 12 horas por dia, por 16 dias seguidos. A verdade é que trabalhar na Oktoberfest é muito estressante. Mas algumas pessoas simplesmente se tornam experts no assunto: Em 2014, o garçom Oliver Struempfel bateu o record mundial carregando o maior número de canecos de cerveja sem derrubar: foram 21 copos ao longo de 40 metros. Cada copo, ou Mass, pesa 1,2 kg quando está vazio e 2 quilos quando cheio. Que baita exercício físico, não é mesmo?

Uma cerveja super especial

A cerveja da Oktoberfest não é uma cerveja comum. Ela deve respeitar uma série de regras que dizem a respeito da qualidade da bebida. Por primeiro, a cerveja vendida na festa só pode vir de uma das cervejarias dentro do limite urbano de Munique. E segundo,  ela deve obedecer à Lei da Pureza da Cerveja, a qual determina que água pura, malte, fermento e lúpulo são os únicos ingredientes permitidos na bebida. Todas as cervejarias da festa seguem essa lei, que celebra 500 anos de existência em 2016.  

Por achar que a cerveja da Oktoberfest é apenas uma cerveja comum, muitos visitantes acabam exagerando. O que poucos sabem, é que a dosagem alcóolica da bebida é muito maior na Oktoberfest: equivale a 8 shots. Agora ficou fácil entender por que 7144 pessoas foram atendidas pela barraca da Cruz Vermelha no evento em 2015.

Já fez as malas? Confira mais insider tips:

  • Não está no clima de cerveja? Confira a Weinzelt (tenda de vinho) para outros tipos de bebidas.
  • Não se esqueça de conferir a Oide Wiesn para ver o lado histórico da Oktoberfest. Lá você encontra uma festa um pouco mais genuína, com performances de música tradicional, danças antigas e até jogos em grupo. Nada de turístico! 
  • Além da festa, você pode conferir as diversas atividades culturais que acontecem paralelamente ao evento. No primeiro sábado (dia 17), a abertura oficial conta com um desfile das cervejarias e de cidadãos antigos da cidade. No dia 25 de Setembro,  tem uma apresentação de bandas bávaras perto da estátua da Bavária, no mesmo local da festa. 
  • Paris Hilton foi barrada da festa porque seu traje não correspondia ao modelo tradicional. Esse foi um caso extremo e, geralmente, as pessoas não deixam de entrar na festa por causa da roupa. Mas as mulheres que forem com vestidos casuais curtos (muito curtos) ou sapatos muito altos se arrependem.   

Agora você está preparado para o evento mais esperado do ano. Aproveite Munique e a Oktoberfest!  

Ein Prosit!