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Consumo virtual

Tendências & moda online
– o report da Stylight Brasil –

Quem compra moda online no Brasil?

Qual é o perfil do consumidor que compra online no Brasil? Quantos anos esse consumidor tem? Quais são as suas expectativas, que tipo de produto ele compra mais? Qual é o dia em que o internauta mais compra e em que cidades ele mora? Entender o consumidor é essencial para qualquer ecommerce. A Stylight foi a fundo e fez um estudo para entender o perfil do usuário da plataforma. Nesse processo, fizemos várias descobertas super interessantes e agregamos a dados de estudos já disponíveis sobre o mercado. Confira o nosso report abaixo e não deixe de compartilhar.

Identificando o consumidor brasileiro

Mulher na faixa dos 24 a 34 anos de idade. Essa é a consumidora da Stylight Brasil. O público feminino representa 73% da nossa audiência. Mas não há uma maioria absoluta quando olhamos para a faixa etária. 20% das pessoas possuem até 24 anos de idade, 33% estão entre os 25 e 34 e 22%, estão na faixa dos 35-44. O nosso público também mora nos grandes centros. São Paulo, Rio e Belo Horizonte estão no top 3 de cidades que mais visitam a Stylight.

Mas o que nos impressionou mesmo foi o dia de maior movimento no site. 13 de Junho é exatamente um dia depois da data mais romântica do ano: O dia dos namorados. Será que os internautas resolveram aproveitar o dia 12 longe do computador e resolveram fazer as compras com um dia de atraso? Ou as pessoas simplesmente resolveram checar as promos das lojas depois de um dia de muito movimento? Isso ninguém sabe, o que se sabe é que a Stylight Brasil recebeu uma enorme quantidade de acessos nas diferentes categorias do site.

E por falar em grande quantidade de acessos, nós registramos um super aumento no tráfego vindo de dispositivos móveis - foram 52% de crescimento quando comparamos o primeiro semestre de 2016 com o primeiro de 2015. Isso praticamente demonstra como é fundamental que os ecommerce de forma geral tenham um site otimizado para diferentes dispositivos. 

E o que as pessoas mais gostam de comprar? Sem nenhuma surpresa, verificamos que a categoria de moda & acessórios é a mais buscada. Roupas, sapatos e acessórios são os items mais procurados pelo internauta brasileiro de modo geral. Que as mulheres são fiéis seguidoras das marcas, isso não é nenhum segredo. Antes de pesquisar pelos produtos, elas acessam diretamente os sites em que mais confiam e compram nas suas lojas preferidas. O público feminino de forma geral pesquisa bastante na hora de comprar, mais possui uma forte tendência a escolher o que é conhecido e dar preferência a produtos de qualidade.

A geração do milênio

Como o esperado, grande parte do público jovem que acessa a Stylight é feminino. E impulsivo! 84% dos consumidores adquiriu um produto no mesmo dia em que o viu pela primeira vez. Com a possibilidade de procurar por diferentes lojas e sites dentro de agregadores, não há a necessidade de pesquisar muito antes de comprar. Como se pode perceber, o público também está sempre aberto para novidades. Um estudo sugeriu que metade dos consumidores millennial já comprou um artigo da seção de produtos sugeridos ao navegar em um website. 

Na Stylight é possível visualizar sugestões de produtos com base nas buscas. Isso faz com que o consumidor considere mais opções do que as que estava buscando e navegue por mais tempo no site. A geração do milênio dá preferência à ferramentas fáceis de usar, filtros (quanto mais específicos melhor) e variedade de preços e produtos. 

 

As tendências

As marcas brasileiras moram no nosso coração. Colcci e Vizzano estão no top de marcas preferidas, que conta também com a alemã Bonprix. Como adoramos valorizar o que é nacional, as últimas tendências da São Paulo Fashion Week podem ser identificadas entre a lista de produtos mais procurados na Stylight. O prata é definitivamente uma tendência da estação. Como não se trata de uma cor fácil de combinar, as pessoas geralmente utilizam nos acessórios, calçados e bolsas. 

Com as temperaturas caindo, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, tópicos com relação ao inverno estão bombando nas redes sociais. Fazem parte dos OOTD as tradicionais jaquetas de couro, e muito preto e cinza. Outra coisa que não falta é gente postando foto de fondue e vinho para celebrar a estação da melhor maneira possível. Tim tim!

Por mim, percebemos que as estampas de animal print ficaram um pouco para lá nos últimos meses. As calças flare e os vestidos tubinho também já tiverm o seu auge, mas no momento não são mais o foco das atenções. Quem está ganhando espaço cada vez mais são os artigos esportivos e também artesanais, como é o caso do tricô - que pode ser usado tanto em peças de verão como em artigos para se abrigar do frio.


 

 

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