More projects

A jaqueta certa para seu corpo

Como escolher um modelo de jaqueta?

O inverno no Brasil significa temperaturas diferentes dependendo da região. No Sul e no Sudeste do país, os termômetros chegam a ficar abaixo dos 10 graus, principalmente entre os meses de Julho e Agosto. Para os dias mais frios, qual é a melhor pedida? É claro que ficar embaixo do cobertor assistindo filmes  se agasalhar bem, mas sem deixar o estilo de lado.  A jaqueta de couro é uma boa opção porque não se trata de uma peça super pesada, mas ao mesmo tempo aquece a parte superior do corpo, até porque o couro é um tecido bem resistente. 

Mas como escolher o melhor modelo? Há diferentes tipos de jaqueta. Com ou sem zíper, mangas mais curtas ou quase cobrindo as mãos, acima ou abaixo da cintura... Opções não faltam no mercado.  E há uma para cada tipo de corpo! Confira abaixo:

Clássica, mas atual

 

Se você é magra e possui poucas curvas, a jaqueta do tipo biker é a melhor opção. Essa é a clássica:  gola mais larga e em formatos geométricos, botões metalizados, vários bolsos e zíper. Essa jaqueta é ótima para quem busca um estilo mais andrógeno, ou para quem simplesmente não quer arriscar na produção.

 

Curvas mais suaves

 

Já aqui, é o contrário. Mulheres com curvas, e que querem suavizar o formato da parte superior do corpo, podem optar por um modelo mais simples, sem fricotes, bolsos ou muitas aplicações. O idela é que o corte seja reto e que a lapela não seja estreita demais. Como você pode perceber, a ideia aqui não é chamar a atenção para essa parte do corpo.

 

Mulheres altas

 

Mulheres altas tem a vantagem de poder usar peças bem confortáveis. Jaquetas tipo oversized tendem a funcionar muito bem. Mangas largas ou arregaçadas e um estilo meio "largado" caem bem. Esse tipo de jaqueta também fica ótimo com looks em camadas, como com uma camisa mais comprida por baixo. 

Mulheres baixas

 

Para mulheres mais baixas, o ideal é criar uma ilusão de ótica em que a metade do corpo seja "empurrada" para cima. Para isso, jaquetas de corte mais curto são uma boa alternativa. As que acabam na linha do quadril ou um pouco acima são as mais aconselhadas. Quanto a optar por apliques ou não, depende da pessoa e do restante do look. 

Para quadris largos

 

Quem tem pernas grossas e quiser disfarçar o quadril, pode escolher uma jaqueta mais comprida, para baixo do bumbum. Quanto mais baixa você for, mais estreito deve ser o corte (do contrário você desaparece dentro da jaqueta). Não se esqueça de conferir se os ombros estão no comprimento certo, ou você irá chamar ainda mais a atenção para a parte de baixo do corpo.  

Para ombros largos

 

Os ombros da jaqueta não devem ser frouxos, e sim bem ajustados. Deixe de lado modelos que possuam enfeites ou laços perto da região superior dos braços. A melhor opção aqui é chamar a atenção para a metade do corpo. Peças com cinto ou, como no caso da imagem, com peplum - aquele "extra" de tecido na cintura, são uma boa pedida.

Detalhes importantes 

Agora que você já sabe quais formatos e cortes de jaqueta escolher, não se esqueça de analisar o tecido e a qualidade do material. Uma jaqueta de couro é, no geral, um bom investimento. Dependendo da qualidade da peça, ela pode durar muito tempo no seu armário. Quanto às cores, nenhum segredo: preto é básico, mas também vale investir em jaquetas de outras cores para poder brincar com diferentes looks. Confira abaixo algumas sugestões de peças que você pode encontrar no nosso site.

Qual é o seu estilo preferido?