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Previsões para o e-commerce Natal 2015

Quem compra o quê, como e onde!

O final de novembro está se aproximando e os internautas já começaram a planejar as compras de Natal: Vestidos de verão, sapatos, bolsas ou brinquedos, todo mundo quer comprar um presente especial para familiares e amigos nesta época do ano. Como o volume de vendas no e-commerce continua a crescer rapidamente a nível global, já é possível identificar tendências e hábitos de consumo em diversos países.

Não é nenhum segredo que os últimos meses do ano são considerados o ápice no e-commerce em diversos países. A Stylight preparou um estudo com expectativas de vendas e dados gerais do período natalino. Reunimos informações sobre hábitos de consumo, as datas de maior movimentação e curiosidades sobre o e-commerce em alguns dos países em que a Stylight está presente. Se você é da área de Marketing ou Empreendedorismo, não perca a oportunidade de conhecer mais outros mercados . Todos os insights que reunimos podem ser úteis para os seus negócios e garantem que você leve a mensagem certa ao seu público. 

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Estados Unidos e tráfego via celular no topo

A liderança do mercado norte-americano

Vamos começar com boas notícias: de acordo com a pesquisa da Adobe, a época das festas de fim de ano vai representar 20% dos gastos online em todo o mundo durante 2015. Uma grande ajuda para alcançar os objetivos finais de venda de qualquer empreendedor, não é mesmo? O estudo mostra que os EUA são mesmo o maior mercado, visto que o volume de vendas gerado apenas no período natalino supera os gastos do Reino Unido, França e Alemanha juntos! Na Europa, a receita do e-commerce varia muito de acordo com cada país. A Áustria, por exemplo, se encontra em primeiro lugar no ranking - 24% da receita do e-commerce no país é gerada apenas nos meses de Novembro e Dezembro.

 O crescimento do tráfego via celular

Se o seu e-commerce ainda não é otimizado para tráfego via celular, já está mais do que na hora de investir nesse formato. Pela primeira vez na história, o tráfego mobile será maior do que o via destkop nos Estados Unidos (o estudo da Adobe foi bem específico - a expectativa é que 51% das vendas sejam realizadas através do celular).

O mobile promete crescer cada vez mais no futuro, e os nossos dados de acesso só vem a confirmar essa tendência. O tráfego mobile da Stylight cresceu 116% nesse ano em comparação com 2014. Que salto, não é mesmo? O crescimento no número de downloads do nosso app também surpreendeu a todos - 139% foi o aumento registrado no número de downloads.

Quais são os países que mais compram através do celular? De acordo com o relatório anual do Ebay, um terço dos italianos pretende fazer as fazer compras através do aparelho móvel. Ainda no continente europeu, cerca de 29% dos austríacos tem o mesmo hábito. E na Escandinávia, a situação se repete: 25% da receita do Natal provém de dispositivos móveis na Noruega.

Os dias de maior movimentação no e-commece

Os descontos da Black Friday

Black Friday para quem sofre de insônia: Os Estados Unidos, Reino Unido e Brasil são os países que esperam ansiosamente pela Black Friday, a sexta-feira de descontos em diversos segmentos. O evento acontece não só em lojas físicas, como também em diversos sites da internet. No Brasil, a Black Friday começou a ser realizada há pouco tempo, mas já possui um público fiel.

Nos EUA, além da Black Friday, há também a Cyber ​​Monday. No calendário, trata-se da segunda-feira após a Black Friday. No e-commerce, é simplesmente o dia em que os americanos mais gastam. A expectativa desse ano é de 3 bilhões de dólares. O gasto médio do consumidor é 3 vezes maior em comparação a um dia regular de compras no país.

Para o Brasil, a Black Friday é a oportunidade perfeita para comprar os presentes de Natal antecipadamente e não ter que pensar nisso quando as festas de fim de ano chegarem. É neste período que você pode aproveitar para comprar botas de couro feminina, ou camisetas infantis, dentre diversos outros produtos com um grande desconto. É por isso que, nesse ano, as expectativas em cima da data estão altas. Espera-se que o tíquete médio por pessoa seja de R$1000 apenas para esse dia.

7 e 8 de Dezembro na maior parte da Europa e Escandinávia

Os consumidores mais organizados são os alemães. 31% deles já começaram a pensar nos presentes de Natal antes do mês de Novembro. No entanto, o dia mais lucrativo no e-commerce ainda é o 7 de dezembro. Já a vizinha Suiça tem como características uma cesta muito elevada e a busca por vestidos de festa como principal produto. Parece que ainda não estão muito preocupados com presentes!

O dia 7 de Dezembro também é um ótimo momento para dar início às compras na França. No entanto, o ápice dos gastos realmente acontece no mês de Janeiro, o período oficial das famosas promoções que fazem o país todo  parar em frente ao computador. Como eles escolhem os melhores produtos online? 36% deles utilizam resenhas da internet para isso.

Já o dia 8 de dezembro é um feriado na Itália e Espanha. Assim, não é de se admirar que os moradores dos dois países usam a folga ​​para fazer algumas compras pela internet. Como o e-commerce de moda mostrou um crescimento de 19% em 2015 na Itália, podemos perceber que comprar online é realmente uma tendência forte nesse país que é um dos centros da moda mundial.

Na Espanha, o dia de trocar presentes é o 6 de janeiro. E quais serão os produtos escolhidos pelos três reis magos para os fashionistas nesse dia? Talvez um Poncho, que foi o mais procurado no site Stylight.es.

A Escandinávia é uma região muito promissora quando se trata de compras on-line. Os itens mais buscados nessa região?  As suecas dão preferência aos vestidos longos de festa. Enquanto isso, as norueguesas investem em peças mais curtas para os eventos de final do ano.

 

Com estes dados em mente, quais as ações que você vai levar para o seu negócio?