More projects

100 anos de moda em 3 minutos
pela Stylight

100 anos de moda!

Do charme dos anos 20 à ousadia de 2010, as tendências de moda e beleza evoluíram em uma rapidez incrível. Em 100 anos, a moda acompanhou e fez parte do processo de emancipação das mulheres. E em apenas 3 minutos, a Stylight, em parceria com a marca de cosméticos Catrice, mostra 10 looks de festas diferentes, um para cada década.

Com o fim da 1ª Guerra Mundial, o dia a dia das pessoas e a moda mudaram completamente! Fumar e beber em público, dançar mais próximo ao parceiro, cabelos curtos, maquiagem e diferentes estilos de vestidos se tornaram aceitáveis nos anos 20. A era flapper, como ficou conhecida, faz referência ao vestido flapper muito usado pelas jovens americanas da época. Em 1927, os vestidos eram curtos e com uma silhueta um pouco mais larga, mostravam parte do joelho e podiam ser vistos nos bailes e festas da época. 
Assim como a nossa modelo, o corte de cabelo da época era curto e ondulado e o “bob” foi re introduzido pela atriz Louise Brooks, no fim da décade de 20.

  • gallery-image

Após a Grande Depressão de 1929, a moda seguiu linhas mais simples, para refletir a vida também mais simples do público. Nessa época, as mulheres tinham uma vida mais produtiva e ocupada e as roupas mais informais davam a elas mais liberdade de movimentos em suas vidas corridas. As roupas mais luxuosas eram guardadas para ocasiões mais especiais.
As atrizes de Hollywood eram grandes fontes de inspiração, as pessoas sonhavam com a vida luxuosa do passado, mas viviam em uma época de dificuldade econômica. Algumas características clássicas da década eram: ombreiras, mangas bufantes e cintas grandes, para deixar o corpo com a perfeita forma de ampulheta. Os cachos eram fundamentais e as sobrancelhas eram bem marcadas (inspiradas pelas atrizes Jean Harlowe ou Greta Garbo) os lábios vermelhos e a sombra bem escura completavam o look.

  • gallery-image

Ombros quadrados, os quadris estreitos e as saias abaixo do joelho eram a última moda, ainda mais se acompanhadas por casacos justos. As ombreiras estavam mais presentes do que nunca no mundo fashion: em todos os vestidos florais, blusas e jaquetas era possível encontrá-las! Em 1947, com o fim da 2ª Guerra Mundial, Christian Dior revolucionou a moda com o “New Look”: com ombros arredondados, decotes maiores, cintura bem definida e saias acolchoadas e esvoaçantes. Outra pioneira fashion foi Bonnie Cashion, que introduziu botas como um acessório de moda para as mulheres e Anne Klein, que lançou sua linha ready-to-wear que inovou roupas esportivas femininas.

Antes de Kim Kardashian ou das irmãs Hadid (veja também as irmãs mais famosas da moda) serem consideradas ícones fashion, os padrões de moda e beleza eram bem diferentes nos anos 50. O glamour de Hollywood deu ênfase aos sex-symbols como Marilyn Monroe, que fez sucesso com os seus vestidos de pin-up e suas curvas generosas. Outra grande influência da moda norte-americana foi o musical da Broadway: My Fair Lady, que focou na moda de antes da 1ª Guerra Mundial.

A moda da década de 60 foi influenciada pelos movimentos hippie e London Mod, tornando a capital britânica o centro da moda mundial pela primeira vez. A moda típica da época foram as mini saias e os vestidos tubinhos, combinados com meias altas e botas brancas. Outras roupas muito usadas pelas mulheres eram os vestidos estilo baby-doll com decote arredondado, as hot pants, os culottes e as blusas tie-dye.

Os anos 60 não seriam nada sem as musas fashion: a primeira-dama Jacky Kennedy ditava as tendências, enquanto Audrey Hepburn se tornou uma lenda viva pelo seu papel no filme Bonequinha de Luxo. E o visual pixie de twiggy, a modelo mais popular da época? Que até hoje serve de inspiração para diversos fashionistas! E também não podemos esqueçar de Brigitte Bardot que popularizou o decote Bardot (um amplo decote que expõe os ombros) e o biquini.

Nos anos 70 foram observadas as consequências do movimento hippie e o crescimento da popularidade da musica de discoteca (Os Embalos de Sábado a Noite estreou em 1977), os dois com grandes influências na moda. No meio dos anos 70, as roupas eram coloridas e com muitas estampas: calças boca de sino eram usadas por homens e mulheres e geralmente combinadas com sapatos plataformas ou botas pretas e blusas de gola alta. Nesta época também faziam sucesso as saias longas e esvoaçantes (inspiradas no estilo indiano), e cabelos naturais combinados com tiaras coloridas ou os cabelos perfeitos de Farrah Fawcett.

Foi a era de Michael jackson, Flashdance, princesa Diana e Dinastia. Quem fala que “less is more” não lembra dos anos 80. A moda da época era voltada para cores, tamanhos e experimentos: rímel azul e sombra amarela, cabelos bem cheios e ombreiras. A linha da moda feminina e masculina se cruzavam frequentemente, já que a maior parte das tendências eram unissex. No início dos anos 80, as mulheres preferiam tecidos macios e cores neutras, mas do meio para o final da mesma década nada estava fora dos limites: cores neon, nomes de bandas, e roupas usadas ao avesso! Cintos de couro e pulseiras eram os acessórios mais essenciais para as mulheres.

Quem não dançou “wanna be”? O famoso single das Spice Girls nos anos 90. Top Cropped, blusas de gola alta, sweaters e jeans de cintura alta. Lembra de quando Barrados no Baile e SOS Malibu eram o assunto da turma? 
Mistura de estampas e salto de plataforma eram muito usados! E claro que todas nós conseguimos nos identificar com o vestido de oncinha que a modelo do vídeo Stylight está usando… Nos sentimos como a Geri Halliwell e já ficamos prontas para uma festa!

As calças jeans de cintura baixa foram as grandes estrelas da moda de 2000. Popularizadas por ícones da música pop como Britney Spears, eram inicialmente mais larguinha, mas no final da década foi ficando cada vez mais justa, e foi então chamada de calça jeans skinny, geralmente usada em combinação com sapatilhas ou botas. Para sair a noite, as mulheres começaram a usar cores metálicas, como o prateado e o dourado, assim como tecidos brilhantes. Esse terninho cobre não ficou perfeito na nossa modelo?

Ainda é muito cedo para resumir a década, mas nós estamos animadas para as surpresas da década! Uma coisa é certa, qualquer que seja o estilo, ele será imortalizado nas nossas redes sociais favoritas e nos selfies. Fiquem ligados! 2016 será o ano que a moda vai se misturar com a tecnologia!

Qual a sua década favorita?